terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A Evolução das Pranchas de Surf...

Já que este é um blog sobre surf, nada melhor do que falar sobre o nosso instrumento de trabalho!



Hoje contarei um pouco sobre a evolução das pranchas de surf...



As primeiras pranchas de surf eram feitas de madeira vermelha, e eram muito grandes e pesadas, deste modo, só permitiam que a pessoa fosse reto ou, na melhor das hipóteses, seguisse a parede da onda. Pela foto ao lado dá pra imaginar como era surfar uma prancha dessas...



Após a 1ª Guerra Mundial, sentiu-se a necessidade de diminuir o tamanho das pranchas. Então Tom Blake, surfista e designer de pranchas, fez centenas de furos numa prancha de madeira vermelha tornando-a côncava (1928).Essa prancha virou febre nas costa da Austrália e da Califórnia. Foi Tom Blake também que, ao observar as quilhas dos barcos à vela, introduziu um estabilizador na parte inferior da prancha, garantindo estabilidade direcional e evitando que as pranchas seguissem a tendência de girar para os lados. Apesar de rudimentar, a quilha criada por Tom foi utilizada nos shapes até a década de 60. Enquanto isso surfistas como Wally Froiseth e Pete Peterson usavam suas "hot curl" (pranchas estreitas) experimentando manobras nas faces das ondas, essas pranchas ainda não tinham a quilha criada por Blake. Certo tempo depois, surgiram pranchas menores feitas de madeira de balsa juntamente com designers como Bob Simmons e Joe Quigg.



ruto do desenvolvimento de materiais durante a 2ª Guerra Mundial, surge a fibra de vidro, sendo Bob Simmons o primeiro surfista a cobrir sua prancha com esse material, primeiro sobre balsa e depois sobre contraplacado. Mas a evolução continua e Bob Mac Tavish, George Greenough e Nat Young encurtam ainda mais as pranchas, introduzem v-bottom e quando Nat Young ganha o campeonato do mundo em San Diego se inicia uma nova era.



A grande evolução das pranchas de surf aconteceu com o desenvolvimento do Poliuretano que, após diversas tentativas, alcançou a consistência ideal para a fabricação dos shapes. Daí pra frente as pranchas se tornaram cada vez mais pequenas e leves, com rails mais refinados, swallow tails, canais e etc.. No final da década de 60, George Greenough, um surfista californiano, desenhou quilhas semelhantes às barbatanas de peixes de alta velocidade, finas e mais espessas na frente do que atrás. Desta evolução surgem as triquilhas que juntam a estabilidade de uma single fin com a capacidade de manobras de uma two fins. Nesta época também começa-se a experimentar pranchas pouco largas e pontiagudas, parecidas com as atuais guns.

Fonte: http://www.imensomar.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário