quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A História do Surf no Mundo...

Segundo a Wikipedia, os primeiros relatos do surf dizem que este foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahíto . Porém, o primeiro fato concreto que revelou a existência do desporto/esporte foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havai e viu os primeiros surfistas em ação. Utilizavam-se inicialmente pranchas de madeira confeccionadas para deslizar nas ondas do mar. Os principais praticantes do surf eram os canibais da ilha Chuka-chuka.Na época, o navegador gostou do desporto/esporte por se tratar de uma forma de relaxamento, mas as igrejas protestantes desestimularam por mais de cem anos a prática de surf(e).
O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf(e) moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto/esporte no mundo. Com isso o arquipélago e os desportos passaram a serem reconhecidos internacionalmente.
Na década de 1950 o desporto/esporte popularizou-se na costa oeste dos E.U.A., tornando-se uma moda/mania entre os jovens, principalmente nas praias do estado da Califórnia. Durante as décadas de 70 e 80 o desporto/esporte espalhou-se por todo o mundo, dando início ao profissionalismo e campeonatos tendo dinheiro como prêmio.

Abraço galera!

Boas ondas

Nenhum comentário:

Postar um comentário