sexta-feira, 8 de maio de 2009

Campanha Surfista Doador

Salve rapaziada!

Há alguns dias fiz uma doação de sangue aqui no HEMOSC de Joinville, e vi um cartaz de uma campanha que me chamou a atenção, o nome da campanha: Surfista Doador.. Me interessei pela campanha e entrei em contato com a Roseli, que trabalha no setor de captação do HEMOSC e que é a pessoa responsável pela campanha.. No contato pedi que fossem respondidas algumas perguntas, afim de esclarecer dúvidas da galera, o resultado tá aí:

1)Quando, por que e como surgiu a campanha Surfista Doador?
ROSELI: Em dezembro de 2001 Mark Puls, Azor Achkar e Mauricio Ferro, diretoria da ACSU - Associação catarinense de Surf Universitário, procuraram-nos no intuito de realizarmos alguma atividade/parceria relacionada à doação de sangue. Foi muito interessante porque eles chegaram ao HEMOSC humildes, com um desejo grande de fazer algo vinculado ao "social" e ficaram surpresos com a receptividade da idéia.

2) Ela está restrita ao estado de SC?
ROSELI: A campanha é bem conhecida nos hemocentros pelo Brasil, e já é desenvolvida em SP e RJ. E já está no Hawaii. Um parceiro nosso de SP que é o Marcelo Caverna, que tem bom contato com a comunidade brasileira que lá está, teve a idéia de levar a campanha até lá. A campanha só foi iniciada com a anuência dos responsáveis pela campanha no Estado. Por consequência dessa iniciativa, em todo material de divulgação da campanha são inseridas as logomarcas do estado, do HEMOSC e da campanha Surfista Doador.

3) A campanha tem surtido o efeito esperado?
ROSELI: Não há uma estatística fiel em relação a esse dado. Muitos doadores são surfistas e não se identificam como tal, mas temos uma certeza a campanha é extremamente simpática à população, e esse retorno é evidente aqui no HEMOSC. Eu, particularmente, gostaria que tivesse um retorno em doações PELOS SURFISTAS mais evidentes, e estou buscando qual melhor forma de obter esses resultados.

4) Qual o tipo de sangue que o HEMOSC mais precisa?
ROSELI: Precisamos de todos os tipos sanguíneos. Os mais raros são os de Rh negativo.

5) Onde é possível fazer doação de sangue?
ROSELI: O HEMOSC é uma hemorrede composta por 1 Hemocentro Coordenador (Florianópolis), 5 Hemocentros Regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Joaçaba e Chapecó) e 3 postos de coleta (Jaraguá do Sul, Tubarão e Canoinhas).

6) Quem pode doar?
ROSELI: Todas as pessoas que tiverem entre 18 e 65 anos, pesarem no mínimo 50 kg, estiverem saudáveis e com um documento oficial que contenha foto (CI, CNH, Carteira profissional ou Passaporte) são candidatas á doação de sangue.

7) Use esse espaço para falar o que julgar pertinente!
ROSELI: A doação de sangue é uma das formas mais simples de se ser solidário. Penso que doar sangue para muitas pessoas é um desafio porque tem medo, por exemplo, da agulha, mas que as pessoas deveriam se desafiar porque vale muito "a pena", é muito comum ouvirmos depoimentos dos doadores dizendo que se soubessem que era tão simples teriam doado antes. Um outro comentário que gostaria de fazer é que, nosso maior limite da doação é a rotina das pessoas, onde as pessoas são atropeladas pelo dia a dia não encontrando tempo, por exemplo, para ser solidário.
Então gostaria de plantar a semente da esperança nas pessoas que lerem esta entrevista, para que organizem em sua agenda uma doação de sangue e sintam a satisfação de estar ajudando alguém anonimamente. E que a continuidade da campanha depende da boa vontade dos surfistas, até porque vai contribuir na desmistificação dos preconceitos que existem em torno deles.


É isso aí! Quero agradecer muito à paciência, disposição e atenção cedida pela Roseli! E deixar minha mensagem também! Surf também é consciência galera! Vamos ajudar quem precisa! Dar sangue não custa nada, não dói e vai pra alguém que, com toda a certeza, está precisando.. Enfim, doar sangue é muito bom!

Seja um surfista doador também!

5 comentários: