sexta-feira, 22 de maio de 2009

Surf Music: The Ventures

Que estilo compõe a surf music? É o reggae??? ERRADO! Esse dias decidi dar uma estudada sobre surf music, e, para minha surpresa, descobri que o reggae, pelo menos originalmente, não é um dos integrantes da lista de estilos que compõe o gênero surf music... Então corri um pouco mais atrás e descobri que inicialmente as bandas de surf music eram instrumentais, e foram responsáveis por grandes evoluções na música - foram guitarristas de bandas de surf music que desenvolveram vários pedais que s guitarristas usam até hoje!
Mas enfim, vou falar de um clássico do surf rock: The Ventures!
The Ventures é uma banda instrumental estadunidense formada inicialmente como The Versatones em 1958 por Bob Bogle e Don Wilson, em Tacoma, Washington. Dentre os gêneros "atingidos" pela banda, está o surf rock.
A banda começou de maneira independente, tocando em pequenos bares. Em 1959, entraram para a banda Nokie Edwards (guitarra baixo) e Skip Moore (bateria). Na época, comporam e gravaram "Walk Don't Run", um de seus maiores sucessos, mas nenhuma gravadora se interessou pelo som. A solução encontrada foi fundar uma pequena gravadora, a "Blue Horizon Records", patrocinados pela mãe de Don Wilson. Trabalhando como seus próprios produtores, gravaram a música em formato single em vinil de 45 rpm e começaram a se auto-promoverem.
A banda sempre fez muito sucesso fora dos Estados Unidos, na Europa e principalmente no Japão. Dezenas de discos foram produzidos especialmente para o mercado japonês e, desde 1960 até hoje, The Ventures, anualmente, fica 3 meses e faz mais de 50 shows de auditório, em turnê pelo país oriental. Já fizeram mais de 2000 shows no Japão, onde têm um público fiel.
Em 1996, tiveram as suas mãos eternizadas no "Rock Walk of Fame" de Hollywood.
Em 10 de março de 2008, The Ventures entraram para "Hall da Fama do Rock and Roll" com a música Walk Don't Run e Hawaii 5-0. Ano que comemorou os 50 Anos da Banda.
A Banda produziu mais de 200 álbuns em CD, 250 àlbuns em formato LP e 150 (45rpm) compactos. Mais de 110.000.000 de unidades vendidas. 40.000.000 somente no Japão.









Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Ventures

4 comentários:

  1. Procure ai sobre man or astroman, grande banda dos anos 90 puro surf music.

    ResponderExcluir
  2. The venturesss..... haaaaa muito bom... gostei daqui! besos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei de cara! hehehe oO

    Matéria show

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, estou procurando materiais sobre o Man or Astroman?, porém acho que eles não são tão conhecidos aqui no Brasil, né? praticamente não tem sites em português sobre eles! e Eu não os conhecia também..

    Barbara, obrigado pela visita! E the Ventures é muito bom msm!

    Raquel obrigado pela visita!

    ResponderExcluir