quarta-feira, 8 de julho de 2009

Escolhendo um Long John

Então galera, o inverno apertou (aqui no sul pelo menos) e fazer aquele surf sem o Long John tá quase impossível.. Eu diria que é uma tarefa hercúlea!



Há algum tempo atrás fui procurar um Long John pra mim, e me vi numa grande incógnita.. Fiquei perdido em meio a tantas marcas, modelos, valores e detalhes que fazem diferença... Então resolvi escrever esse post pra galera que tá em dúvida na escolha do Sleeve!


A primeira dica que dou é: Não compre pela internet (há menos que já tenho provado um long semelhante e tenha certeza do tamanho). Embora as empresas coloquem o peso e a altura recomendada para cada tamanho, é normal que o tamanho que você ache que seja correto não seja o ideal para você. Isso aconteceu comigo, eu ia comprar pela internet, porém quando fui na loja o tamanho era bem menor do que eu pediria pela internet. O tamanho é muito importante! O long não deve ficar folgado, nem apertar demais seu corpo.. É importante que ele seja como uma segunda pele, exercendo certa pressão mas permitindo todos os movimentos.

Em segundo lugar: Fique atento a detalhes! Não compre o primeiro long que você ver.. Pesquise, corra em várias lojas, analise os punhos, veja o tipo de acabamento que é dado ao long. Repare as costuras. Pesquise sobre a garantia que cada marca dá e o que ela cobre (isso pode ser muito importante, visto que um long não é nada barato). Outro detalhe a ser observado (e que faz bastante diferença no preço) é se o mar que você surfa é tão frio a ponto de que seja necessária roupa com vedação, para descobrir isso, pergunte aqueles que já surfam de long nesse pico se é vedado ou não, enfim, busque informações!

E por último, mas não menos importante: Não compre pelo preço! Nem sempre o mais barato vale mais (falando de custo x benefício), ou o mais caro é melhor; além da diferença natural entre as lojas... Pesquise bastante! A diferença de preços é relativamente grande. E uma coisa que pode ser bastante discutida, mas prefiro garantir: Olhe as marcas famosas com mais carinhos! Embora sejam um pouco mais caros, a diferença entre as marcas mais famosas em relação às novas é brutal! Sim, existem muitas marcas novas que são boas, mas se você vai comprar seu primeiro long e está em dúvida, dê preferência para as com mais know-how na área!

É isso aí galera, espero ter ajudado!

Qualquer dúvida/crítica só é deixar um comentário!

Grande abraço

7 comentários:

  1. hahaha primeiramente... obrigada pelos seus elogios...e eu amo escrever...principalment sobre surf...eu escolhi viver surf..desde criança...e vou morrer com esse amor!

    e sobre seu post...gostei muito das dicas...só usei long umas 2 vezes no maximo...e tive pessimas experiências... mas em agosto to indo morar na Europa... vou ter que me acostumar..!


    besos, querido
    volte sempre

    ResponderExcluir
  2. entao tbm estou passando por aki:+*
    nao entendo mta coisa sobre o assunto hahahahha....
    e nada de catarina garoto!

    Parabens:+***

    Até!

    ah! cuidado com vasos voadores!

    ResponderExcluir
  3. boa noite amigo, tenho 1,80 e 80kg, surfo bem, ql o tamanho recomendado? E o tamanho LS eh maior que o medio? obrigado

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas dicas! estou indo para o peru em maio!! nunca
    surfei no frio! moro em porto de galinhas dai ja sabe como vou sofrer.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. agradecido pelo post.
    Estava procurando pra comprar no mercado livre, e ia mandar mal.

    abrx, e bom surf sempre!

    ah! Sou do Rio, mas mudei pro sul faz dois anos, estou me ferrando aqui com esse frio, lá eu esperava a frente fria passar, ou cai no mar em dias de frio, que não dava nada, agora aqui... porra, coloco o pé na areia, e saiu correndo... ta maluco
    abx valeu

    ResponderExcluir
  6. Aloha galera! Seguinte: andei pesquisando mto por ai e cheguei a conclusao que comprar pela net ta saindo o melhor negocio... O long john e-bomb da Rip,por exemplo, tá numa média acima de 1000 reais nas lojas nos shoppings e achei neste site por 850 mangos com frete grátis ainda pro brasil inteiro: http://www.kanui.com.br/surf/wetsuits/

    ResponderExcluir