sexta-feira, 24 de abril de 2009

Entrevista com o Grande Mabel...


Aí galera,

Fiz uma entrevista com um cara que manja do assunto! O Mabel, ele é local da ilha de São Francisco do Sul no litoral norte catarinense e surfa a 21 anos. Tem a SURFESCOLA, que é uma escola de surfe no Ubatuba da ilha de São Chico, mas ainda tem mais duas escolas: uma na prainha de São Chico e outra em Itapoá.

Ele apresenta um programa na rádio Atlântida 104,3fm de boletim das ondas, o Ondulação Atlântida que vai ao ar ao vivo de segunda a sexta as 9h, 11h30 e 15h30. Também supre com todas as informações do mundo do surfe o nosso site http://www.surfescola.com.br/ . E é responsável pelos surf reporters de São Chico e Barra do Sul do waves, surfescola e clubesurf. Além disso dá aulas particulares de surfe na Prainha e pra marcar uma aula personal de surfe é só mandar uma mensagem para mabel.surfescola@hotmail.com que ele retorna. Espero ajudar a galera que está querendo começar a surfar com minhas respostas. MAHALO!!

1) Como você entrou para o surf?
R: Meu pai tinha dois amigos do trabalho dele que eram surfistas e me contavam histórias das viagens deles no litoral norte paulista, eles pareciam inclusive o juba e o lula, daquele seriado Armação Ilimitada, nessa época eu já ia no píer na praia de santos com alguns amigos surfar de prancha de isopor (ela era muito resistente e conseguíamos ficar de pé mais ou menos nela) isso até os 12 anos. E foi com 12 anos que meu pai comprou uma prancha e uma roupa de borracha que um desses dois amigos dele tinha pra vender. Mas era uma prancha boa para meu tamanho e peso mas não para meu nível. Tentei durante um mês e meio ficar em pé nessa prancha e ficava um pouco e já caia por ela ser pequena e sem flutuação pro meu nível de aprendizado que era praticamente nenhum, só via nas revistas, na praia e alguns amigos que sabiam um pouco mais ajudavam um pouco. Consegui pegar a minha primeira onda mesmo com uma prancha K&K grossa e larga, ela devia medir 6’5 que peguei emprestada de um outro amigo do meu pai que morava em São Sebastião e me levou pra Camburí. Nunca vou esquecer aquela sensação maravilhosa de surfar realmente a primeira vez na minha vida por alguns segundos e até o rasinho. Depois disso nunca mais parei d surfar.

2) Quando surgiu a idéia de criar a Surfescola?
R: Quem criou a SURFESCOLA foram dois dos meus melhores amigos (o XEXA q já saiu da sociedade e o MARCOLINO q é até hoje o cara) pra suprir uma necessidade que tinha aqui na ilha. Na época que os dois estavam pra fechar, praticamente tudo certo, mesmo assim eles estavam receosos e na ultima reunião deles eu participei e me prontifiquei a ajudar, dando aula de graça quando eles precisassem de mais um professor. E estamos aí até hoje, desde 1999. Mas já fazem 6 anos que eu e Marcolino somos os únicos donos da SURFESCOLA.


3) O surf envolve conscientização ecológica, certo? Qual a importância dessa conscientização?
R: Com certeza o surfe e a natureza estão sempre juntos, pois nós surfistas convivemos com a natureza e precisamos dela para surfar. Precisamos do mar, de vento para criar as ondas, bancadas certas para quebra-las e a restinga para não mexer essa bancada no fundo e prejudicar as ondas. Com o clima errado por causa dos desmatamentos, os oceanos sendo sujos, o ar sendo poluído, etc... tudo muda. Então cuide do planeta Terra que é nossa casa.


4) Qual a maior dificuldade daqueles que tão começando no surfe?
R: Conseguir pensar nos movimentos corretos pra desenvolver uma boa deitada na prancha, uma boa remada, uma boa subida na prancha e por fim fazer um bom surfe. Além de conseguir ultrapassar a barreira da vergonha de ir a praia aprender a surfar quando o aluno é mais velho, a maioria fala algo sobre essa vergonha.

5) O surf tem idade pra começar?
R: com certeza não. Lógico que fica mais difícil pra você ser um surfista profissional e ganhar dinheiro com isso, caso comece com uma idade avançada, tipo acima dos 16 anos, mas não é impossível.
Agora pra surfar pra você mesmo, ter a ótima sensação e prazer que o surfe proporciona não tem idade, pode ser dos 3 anos até o momento que voce ainda aguentar o peso do seu corpo.

6) Quais benefícios o surf proporciona?
R: Saúde, paz interior, qualidade de vida, além de te mostrar inteligência e perpiscácia para a vida, pois muitos exemplos tirados de momentos dentro d'água, voce transporta para o dia a dia da sua vida

7) O surf é considerado um esporte radical.. Quais os perigos que ele oferece? E quais cuidados devemos ter?
R: Os perigos são: ondas grandes, correntezas, lagamares, surfistas locais, batidas da sua prancha no seu corpo, pedras, da sua quilha também, tubarões(em Pernambuco)
O cuidado que devemos ter é simples. Tenha respeito pelo mar e o próximo, e atenção a todo o resto.

8) Que dicas você dá pra quem tá iniciando no surf?
R: Primeiro lugar procure uma escola de surfe. Pelo menos pra fazer uma aula para ter uma mínima noção dos movimentos do esporte;
Segundo lugar sempre que chegar numa praia que você não conhece, procure o salva vidas e pergunte a ele sobre as correntezas, canais, lagamares e pedras que possam existir no local;
Terceiro lugar use todos os equipamentos que envolve a prancha: cordinha, parafina e se tiver frio roupa de borracha;
Quarto lugar não vá surfar no fundo, até voce conseguir ir de lado na onda com a prancha, lá no outside(fundo) você pode machucar alguém, se machucar, atrapalhar outros surfistas, e pode arrumar confusão com locais, por isso é melhor esperar o momento certo para poder enfrentar as ondas maiores do outside.

9) E aquela pilha pra quem tá pensando em desistir?
R: Se pensa em desistir porque ta frio: compra uma roupa de borracha; mas se ta pensando em desistir porque não ta conseguindo surfar, saiba que a paciência, determinação e aprendizado são as premissas do surfe. Procure uma escola de surfe correta que ela vai te passar mais conhecimento para evoluir no esporte, porque temos muitos erros que não conseguimos enxergar, mas o professor ou instrutor irá ver e mostrar quais são os erros pra você poder evoluir no esporte.


10) Espaço livre! Pode comentar o que achar importante!
R: Respeite para ser respeitado.. MAHALO

Quero agradecer ao Mabel por ter respondido minhas perguntas e por ter feito isso de muito bom gosto! Agradeço também pelas dicas!

Mais algumas fotos dele aí...












Nenhum comentário:

Postar um comentário